Quem são os surdos e os surdos-mudos
Trabalho com Surdos
 


Quem são os surdos e os surdo-mudos
Há muitos graus de perda auditiva, hoje dizemos que surdos são aqueles que usam a língua de sinais para se comunicar e deficientes auditivos aqueles que com uma prótese podem reconhecer pelo som as palavras.

Quem são os surdos?
São aquelas pessoas que utilizam a comunicação espaço-visual como principal meio de conhecer o mundo em substituição à audição e à fala . A maioria das pessoas surdas no contato com outros surdos, desenvolvem a Língua de Sinais. Já outros, por viverem isolados ou em locais onde não exista uma comunidade surda, apenas se comunicam por gestos. Existem surdos que por imposição familiar ou opção pessoal preferem utilizar a língua oral (fala).

Deficiência Auditiva :

Termo técnico usado na área da saúde e, algumas vezes, em textos legais. refere-se a uma perda sensorial auditiva. Não designa o grupo cultural dos surdos.

Surdo-Mudo:

Provavelmente a mais antiga e incorreta denominação atribuída ao surdo, e infelizmente ainda utilizada em certas áreas e divulgada nos meios de comunicação, principalmente televisão, jornais e rádio.
* O fato de uma pessoa ser surda não significa que ela seja muda. A mudez é uma outra deficiência, totalmente desagregada à surdez. São minorias os surdos que também são mudos. Fato é a total possibilidade de um surdo falar, através de exercícios fonoaudiológicos, aos quais chamamos de surdos oralizados. Também é possível um surdo nunca ter falado, sem que seja mudo, mas apenas por falta de exercício.
Por isso, o surdo só será também mudo se, e somente se, for constatada clinicamente deficiência na sua oralização, impedindo-o de emitir sons. Fora isto, é um erro chamá-los de surdo-mudo. Apague esta idéia!

8 mitos sobre o deficiente
• Necessitam ser dependentes dos outros;
• São maus ajustados, zangados e infelizes;
• São “marcados” e menos inteligentes;
ex: surdos estudando grego, hebraico, um surdo que fala 10 línguas fluentemente, etc.
• Drenam a economia e são improdutivos;
• Não têm os mesmos relacionamentos das pessoas ditas “normais”;
• Merecem compaixão e piedade;
• Seu lugar é em instituições especializadas;
• Estão sendo “punidos” por algum pecado.

O que é o Surdo-Mudo?
Erro social dado ao fato de que o surdo vive num "silêncio" rotulado pela própria sociedade (por falta de conhecimento do real significado das duas palavras).
Surdo: dificuldade parcial ou total no que se refere à audição;
Mudo: problema ligado à voz.

O que é a deficiência auditiva?
É apenas uma perda sensorial por isto as pessoas com problemas de audição tem potencialidade igual a de qualquer ouvinte. Comunicação com liberdade e segurança. Para os surdos a língua de sinais é fundamental pois só através dela podem se comunicar com liberdade e segurança.

Educação acesso à cidadania: a educação de uma pessoa surda se dará de forma diferente de acordo com a época em que a surdez acontecer. Ela precisará de um atendimento especializado para conseguir uma educação de qualidade e poder participar da sociedade como cidadã. A FENEIS sempre acompanha as pesquisas e direcionamentos dados á educação dos surdos em cumprimento de sua missão que visa a educação e a integração dos surdos.
Língua: conjunto do vocabulário de um idioma, e de suas regras gramaticais; idioma. Por exemplo: inglês, português, LIBRAS.
Linguagem: Capacidade que o homem e alguns animais possuem para se comunicar, expressar seus pensamentos.
Língua de Sinais: É a língua dos surdos e que possui a sua própria estrutura e gramática através do canal comunicação visual, a língua de sinais dos surdos urbanos brasileiros é a LIBRAS.
Lei Estatual n 11405 de 31 de dezembro de 1999.
Dispõe sobre a oficialização da LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. (RIO GRANDE DO SUL).
Cultura Surda: ao longo dos séculos os surdos foram formando uma cultura própria centrada principalmente em sua forma de comunicação. Em quase todas as cidades do mundo vamos encontrar associações de surdos onde eles se reúnem e convivem socialmente.
Intérprete de LIBRAS: pessoa ouvinte que interpreta para os surdos uma comunicação falada usando a língua de sinais e vice-versa.
Prevenção – as causas mais freqüentes da surdez são a rubéola na gravidez, a meningite, o sarampo, a desidratação e o uso excessivo de antibióticos. Campanhas, palestras encontros, mobilizações de profissionais são importantes para que todos tomem consciência dos recursos disponíveis para um atendimento eficaz às pessoas portadoras de qualquer tipo de surdez.
É importante ainda que as famílias de surdos aprendam a língua de sinais e se reúnam com a finalidade de discutir seus problemas comuns e reivindicar uma educação de qualidade para seus filhos

Fonte de pesquisa : Kit LIBRAS é Legal !


 
 
 
       
 
Maranata – O Senhor Jesus Vem!
Igreja Cristã Maranata | Brasília-DF